sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Proteja sua coluna!

O aumento do peso corporal, a expansão do útero, o crescimento das mamas, as alterações hormonais que deixam os ligamentos e articulações mais flexíveis e a fadiga habitual fazem com que a gestante sinta um desequilíbrio, adote uma má postura e um modo de andar diferenciado. À medida que o tamanho da barriga aumenta, ela é progetada para frente e as costas para trás, resultando no aumento da sobrecarga da coluna lombar.
Comprovadamente, sabe-se da importância dos benefícios da atividade física na gestação, porém, também é necessário adotar posturas corretas no cotidiano, objetivando o conforto, aegurança e bem estar das gestantes, como por exemplo:

Evite permanecer em pé ou assentada por tempo prolongado.

Evite carregar peso.

Ao sentar, você gestante deve apoiar bem as costas no encosto e sentir as nádegas apoiadas de maneira uniforme. Ao levantar, você deve apoiar as palmas das mãos e usar os dois braços para empurrar-se para cima.

Deitada, o mais indicado é o lado esquerdo com um travesseiro entre as pernas na altura dos joelhos.

Antes de levantar, mexer as mãos e pés em movimentos circulares, virar de lado e apoiar o tronco sobre o cotovelo, colocando as pernas para fora da cama. Para se deitar, realizar o processo inverso.

Ao agachar para pegar objetos no chão, você deve abrir as pernas para que a barriga se encaixe entre elas e manter a postura ereta. Ao se erguer faser da mesma forma.

Ao dirigir automóveis, use o cinto de segurança com a tira inferior abaixo da barriga.

Ao subir escadaspara colocar e pegar objetos em lugares altos, evitar a elevação dos pés (para não de desequilibrar).

O sapato deve ser confortável e sem salto (até 3 cm, solados emborrachados). As roupas devem ser confortáveis e leves.

Ao final do dia, aproveite o banho para relaxar, passe creme em movimentos circulares e nas pernas faça movimentos de baixo para cima, facilitando a drenagem do sangue e evitando inchaços.

Seguindo esses cuidados fica mais fácil proteger sua coluna dos desconfortos da gravidez, vale lembrar que a prevenção é a melhor forma para passar por este momento.




Texto adaptado da revista Meu Bebê

Nenhum comentário: