terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"Papai Grávido"

Hoje em dia, o ato de ser pai começa muito antes do nascimento do filho. Assim que a gravidez é confirmada o homem prepara-se para assumir um papel que vai perdurar por toda a sua vida. Diferente de antigamente que tinha uma participação meramente provedora, atualmente e cada vez com mais frequencia, o homem desempenha uma função muito mais ativa, assumindo responsabilidades antes reservadas às mães, que vão além de uma simples troca de fraldas ou noites insones tentando acalmar o rebento. Na verdade, desde os primeiros meses de gravidez, o homem está mais presente e anseia por demonstrar em gestos e palavras todo seu interesse e dedicação ao novo filho.
Cada um ao seu modo, cada qual com seu estilo, eles podem ser considerados verdadeiros homens grávidos, vivenciando ao lado da parceira, todas as expectativas e transformações de cada etapa dos nove meses. Alguns homens se envolvem tanto que chegam a sentir sintomas típicos da gestação como, enjôos, sono e desejos.
Segundo especialistas, ser um pai ativo não se resume apenas em cumprir as tarefas domésticas. É preciso se envolver afetiva e intensamente com a criança desde a gravidez. Por isso, participar dos cursos de preparação para o parto, acompanhar a gestante às consultas de pré-natal, e aos ultra-sons, ler livros sobre o desenvolvimento do bebê, conversar e cantar para a barriga, entre outros, estreitam e fortalecem os laços afetivos com a criança e a mãe.
Atualmente já há obstetras que sugerem, inclusive, o parto humanizado. O pai deixa de ser um observador para se tornar um participante do nascimento do filho. Assim que a criança nasce, o pai, ainda dentro da sala de parto, participa dos primeiros cuidados dando o primeiro banho e observando a primeira mamada. Quando o casal faz esta opção, na maioria dos casos, o pai se encanta com a intensidade da relação, com o bebê e com a percepção de sua capacidade de exercer funções antes nem imaginadas.
Porém, muitos homens grávidos podem se sentir fragilizados com as modificações que ocorrem na companheira, com as mudanças no relacionamento e com as expectativas do que está por vir. Se isso acontecer, o melhor a fazer é procurar se informar sobre todas as dúvidas, seja em livros ou com o médico e sempre manter uma conversa franca com a grávida.
A palavra chave para passar por este período de mudanças intensas de maneira tranquila é : compreensão. Compreensão de ambas as partes. Do marido que entende as fragilidades e angústias da mulher e da esposa que apesar de saber que todas as atenções estão voltadas para ela, compreende que o marido também está se preparando para se tornar pai e que isso, às vezes, pode gerar inseguranças. Unidos, procurando forças um no outro, com certeza, os futuros pais e mães só desfrutarão de alegrias e surpresas nesta que é, sem dúvida, a melhor fase da vida.

Dicas para participação do pai na gestação:

1- Participe das consultas de pré-natal e dos ultra-sons. Ouvir o coração do seu filho e vê-lo no ultra-son é uma oportunidade única. Não perca essa chance.

2- Ajude a mulher na escolha da equipe médica.

3- Faça um curso de preparação para casais grávidos.

4- Faça contato com seu filho. Converse ou cante para a barriga. Ele ouve e reconhece a sua voz a partir do quinto mês. Isso ajuda a estabelecer o vínculo com seu filho, e depois do nascimento, desde cedo, ele vai adorar ficar no seu colo.

5- Encha-se de paciência. Apesar de ser uma época de mudanças para os dois, é a mulher que vê seu corpo se transformar com uma vida crescendo dentro dela. Além disso, o turbilhão de hormônios a deixarão mais sensível. Nada melhor do que poder contar com o carinho e compreensão do pai do bebê.

6- Preserve a vida sexual. Mesmo que não ocorra o ato em si, procure descobrir novas formas de carinho e intimidade. Isso ajuda a mulher a se sentir segura apesar das mudanças no seu corpo.

7- Informe-se. Leia tudo que puder sobre gravidez. Além de se tornar um profundo conhecedor, e passar segurança à gestante, saber o que está acontecendo com a mulher e de que forma seu filho está se desenvolvendo lhe trará tranquilidade.

8- Cuide da alimentação dela. Procure saber o que ela está comendo, porém, não a pressione, nem diga que está ficando gorda. Sem estar grávida esse já é o pior comentário para se fazer a uma mulher.

9- Participe da escolha do enxoval. Apesar de geralmente a palavra final ser dela, a futura mamãe gostará de perceber seu interesse.


Texto adaptado da revista Cantinho do Bebê

Nenhum comentário: