sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ultra-som 3D/4D

Perguntas frequentes:

O que é ultra-som 3D/4D e como ele difere dos ultra-sons convencionais?

Essa inovadora tecnologia permite que o feto seja visualizado com riqueza de detalhes em terceira dimensão (3D). A quarta dimensão (4D) é a imagem 3D em movimento. Através deste procedimento é possivel visualizar a anatomia externa do bebê, sua face, sexo, movimento das pernas, braços e até mesmo expressões faciais. A ultra-sonografia convencional (2D) avalia o feto em segmentos com formação de uma imagem plana. Apesar da imagem ser bastante informativa para o médico, ela não se parece com um "bebê" e muitas vezes durante um exame de rotina, a gestante não entende o que o médico está mostrando na tela.

Quais as vantagens do ultra-som 3D/4D?

Primeiramente, a tranquilização da gestante em saber que seu bebê está realmente bem formado. Notamos, também, que o pai se sente mais envolvido com a gravidez e nos cuidados com a gestante, pois ele pode visualizar seu filho em imagens muito realísticas. Algumas partes da anatomia fetal podem ser vistas muito mais claramente que o ultra-som 2D, especialmente a face, dedos das mãos e pés. Adicionalmente, atividades do bebê dentro do útero que seriam difíceis ou impossíveis de se ver em 2D, podem ser claramente detectadas em 3D/4D, como por exemplo: bocejos, deglutição, abertura dos olhos, movimentos intricados dos dedos.

Os exames sempre formam imagens detalhadas dos bebês?

Não. Às vezes os bebês não estão em posição favorável para a formação da imagem do rosto, do sexo ou dos membros. Se o bebê estiver de costas, com rosto escondido atrás da placenta, com os membros ou voltas de cordão umbilical por cima do rosto, não será possível a visualização adequada do bebê em 3D.

Qual é a melhor idade gestacional para a realização do exame 3D/4D?

Pode ser realizado em qualquer idade gestacional, mas as melhores imagens são obtidas entre 22 e 30 semanas. É interessante dizer que a partir de 26 semanas de gestação o bebê já apresenta maior quantidade de tecido adiposo (gordura), e tem as características familiares muito mais evidentes que em idades gestacionais menores.

Texto da Doutora Cláudia Tanure F. Silva retirado da revista Meu Bebê
Mais informações sobre ultra-som 3D/4D no site http://www.maxscam.com.br/

Um comentário:

Isadora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.