terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dieta antienjôos!

Azia, enjôo, mal-estar e refluxo são sintomas que chegam a atingir cerca de 70% das gestantes. Se você está nesse grupo de "sortudas", é melhor pensar duas vezes na hora de decidir o que comer.
Uma dieta leve, com muita fibra, líquidos e frutas, pode resolver esses sintomas.Entretanto, existem alguns macetes que contribuem ainda mais para uma vida sem enjôos. Entre as dicas, nunca fique de estômago vazio, e no café da manhã prefira leite desnatado. Os líquidos devem ser tomados entre as refeições e jamais durante, já que precipitam o vômito, e opte pelos gelados.
Além disso, fique longe dos alimentos gordurosos, pois, por serem extremamente calóricos, eles desencadeiam uma digestão lenta, intensificando assim o mal-estar. Entre esses alimentos estão o chocolate, a cafeína e os alimentos apimentados. Outra dica é ingestão de gengibre.
É importante encontrar maneiras práticas de lidar com as náuseas, muito embora somente você saiba o que mais desagrada seu organismo. Lembre-se : tuso isso vai passar brevemente, pois os sintomas desaparecem no segundo trimestre.
Na gestação, o assunto é sempre qualidade, e não quantidade, mesmo porque o que se ingere durante os 9 meses determina, de modo singnificativo, o tamanho, o peso, e o estado de saúde do bebê.


Texto adaptado da resvista da Gestante

Um comentário:

Luly disse...

Parabens pelo Blog!