quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Atividade física na gravidez

Antes considerada proibida, nos dias de hoje, a atividade física já é vista com bons olhos pelos ginecologistas durante a gestação e no pós-parto. Os exercícios melhoram o fluxo sanguíneo, redistribuem o excesso de líquidos, reduzem a pressão arterial e mantém o condicionamento cardiovascular, auxiliando a mulher nas adaptações ocorridas durante esse período.
Entretanto, os eles só são aconselháveis após os três primeiros meses de gravidez, pois esse período requer mais atenção já que o bebê ainda está se fixando no útero. É essencial exercitar-se sob supervisão especializada, dentro de parâmetros individualizados, para garantir a segurança tanto da gestante como do feto.
A musculação tem sinal verde desde que os exercícios sejam moderados, com cargas leves, sem impacto e não sobrecarreguem a coluna. O objetivo ao trabalhar os membros inferiores e torná-los mais fortes, contribuindo para sustentar o peso da gravidez, aliviando as dores lombares causadas pela inclinação dos quadris. Os superiores não são deixados de lado: melhoram a postura e preparam a estrutura da mamãe para que possa carregar o bebê nos braços, após o nascimento, sem apresentar dor ao longo dos dias.

Uma dúvida comum são os abdominais. Afinal, podem ser feitos? Sim, é recomendado, principalmente por ajudar na faze de expulsão do bebê no momento do parto. As repetições devem ser realizadas com o uso de uma prancha abdominal ou um banco inclinado de 30 a 45 graus.
É interessante que a grávida alie alongamento e exercícios aeróbicos à musculação. As práticas aeróbicas comumente realizadas e indicadas neste período são caminhadas livres, esteiras, bicicleta ergométrica e natação.
Outros itens que merecem atenção são o monitoramento da frequência cardíaca, que deve ficar abaixo de 140 batimentos por minuto, e a frequência da atividade, que deve ser, no mínimo, duas vezes por semana.
Além de contribuir para a formação de uma imagem corporal positiva, que proporciona melhora na auto-estima da gestante, esses exercícios físicos reduzem o estresse e o risco de diabetes gestacional, diminuem o edema nos pés e previnem contra varizes. As preocupações com o aumento do peso corporal durante a gestação são frequentes, sendo importante enfatizar que a atividade física, associada à nutrição adequada, é fundamental no controle do peso e na redução do percentual de gordura.

Após o parto, a perda do peso corporal adquirido é progressiva, de 6 a 8 semanas depois do nascimento do bebê, o exercício aeróbico regular não exerce nenhum efeito negativo na amamentação nem no ganho de peso do recém-nascido, e ainda reduz de forma significativa o peso corporal da mãe.
É importante respeitar as limitações de todo esse período, desde o pré-natal até o pós-parto, usufruindo dessa fase tão maravilhosa de forma saudável e segura.


Texto adaptado da revista Meu Bebê e da revista da Gestante

Nenhum comentário: