sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Drenagem Linfática na Gravidez

Durante a gravidez, as alterações hormonais essenciais à gestação promovem reabsorção de sódio, resultando na retenção hídrica. A gestante tem um aumento de 30% a 50% do volume sanguíneo, podendo reter até 8 litros de água acima do normal. Este acúmulo excessivo de água é responsável pelo inchaço e euma sensação desconfortável de peso nos pés e nas pernas.

A drenagem linfática manual atualmente é um dos procedimentos mais indicados para as gestantes. Possui movimentos suaves que estimulam o sistema linfático a trabalhar em um ritimo mais rápido. Ao ativar a circulção sanguínea, ajuda a diminuir a retenção de líquido e os inchaços, promovendo a eliminação de toxinas pela urina. Além desses benefícios, a drenagem linfática proporciona sensação de bem-estar ao proporcionar relaxamento.

Uma vez autorizadas pelo obstreta, as sessões de drenagem linfática podem ser realizadas a partir das primeiras semanas de gestação. São indicadas de uma a duas sessões por semana, com duração de uma hora aproximadamente.
É importante que o tratamento seja realizado por um profissional experiente, que tenha conhecimento da técnica e das mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo durante a gravidez.

Hoje existem programas completos para gestantes, preparando-as para o pré e o pós- parto, sempre observando as particularidades de cada uma, trazendo conforto e bem estar para este momento especial de suas vidas.

Texto retirado da revista: Meu Bebê